Um pouquinho da minha trajetória inicial para vocês.
Esse post acompanha um vídeo com um pouco do que passei para aprender caligrafia. E esse é um dos meus cadernos iniciais.
A tipo de informação, eu utilizava o caderno nos dois sentidos. De frente para trás e de trás para frente. Então se você achar que meus estudos estão piorando no final, não se assustem, pois usava as últimas folhas para testes e ajustes de materiais como tintas e penas. Tinha horas que estava tudo tão bagunçado e borrado que arrancava a folha e jogava fora. Mas com certeza errei muito no começo.
Além desse caderno, tem vários outros de quando eu estava começando. E ver folhas borrada é de menos, pois minha base de conhecimento em materiais era totalmente tentativa e erro. Noção zero.
Rasguei muito papel, estraguei muito material.
Por isso, decidi compartilhar um pouco da minha experiência nesse vídeo. Pois tudo era uma questão de querer aprender com o que eu tinha e sabia. Mas nunca desisti.
Percebam que algumas páginas estão datadas e com escrita em materiais e estilos diferentes.
Dá pra perceber a evolução a cada página e traço, mesmo que borrado.
Hoje, quando revejo meus cadernos me divirto, lembrando que passava um tempão praticando formas e efeitos em letras e elemento das letras. Parecia que nunca ia dar certo, mas quando dava, era uma vitória. Uma alegria sem fim.
Por isso, espero que vocês não se sintam acanhados ao começar a praticar. Não tenham vergonha de errar. Caligrafia é prática. Mesmo eu, quando passo muito tempo sem praticar determinada escrita faço tudo torto as vezes, sendo necessário um aquecimento e alguma prática para relembrar até de como segurar ou colocar a pena.
É necessário praticar sempre.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário